A Educação a Distância no Brasil
Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.
§ 1.o A educação a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.
§ 2.o A União regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de diploma relativos a cursos de educação a distância.
§ 3.o As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância e a autorização para sua implementação caberão aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.
§ 4º A educação a distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá:
I -- custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
II -- concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas;
III -- reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos concessionários de canais comerciais.
Além disso, em 2001, a Portaria 2.253 regulamenta a oferta de 20% da carga horária de cursos reconhecidos na modalidade à distância, citando o possível uso de tecnologias da informação e da comunicação.
Várias Instituições de Ensino Superior brasileiras já estão credenciadas para a oferta de diversos cursos de graduação e, a partir de 2011, a Universidade Aberta do Brasil passou a oferecer, em caráter de teste, os primeiros mestrados stricto sensu à distância no país.
Existe uma Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), que instituiu desde 2003 o dia 27 de novembro como o Dia Nacional da Educação à Distância no Brasil. Muitos eventos nacionais e internacionais sobre EaD já foram sediados aqui no Brasil.
Outros destaques da EaD no Brasil são a UAB (Universidade Aberta do Brasil) e, mais recentemente, a Univesp (Universidade Virtual de São Paulo). A primeira consiste em um consórcio entre Instituições de Ensino Superior públicas que oferece principalmente cursos de graduação à distância, enquanto a segunda se desenvolve nos moldes da primeira.
Apesar de estar regulamentada e ser resultado de um longo processo de aperfeiçoamento, continuam existindo movimentos de resistência contra a EaD no Brasil, o que sinaliza que ainda é necessário muito trabalho para acabar com os pré-conceitos existentes no país.